Nossa história

Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi, aos seus 21 anos, em 2017, começaram a elaborar vinhos no porão de casa. Partiram de uma produção artesanal para uma vinícola de excelência, acumulando diversos prêmios nacionais e internacionais ao longo dos anos. Em 2021, fundaram uma filial da vinícola nos Estados Unidos, onde elaboram vinhos com uvas do Napa Valley, na cidade de Calistoga - Califórnia. Em 2023, iniciou uma parceria no Uruguay, onde também passa a elaborar vinhos a partir de 2024.

O Começo de uma Amizade

Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi se conheceram na primeira escola de enologia do Brasil, o Instituto Federal de Bento Gonçalves. A amizade, que começou no coração da uva e do vinho no Brasil, levou os amigos ao primeiro trabalho, juntos, em uma vinícola do Vale dos Vinhedos.

2012

Alicerces no Vinho

Vinificaram juntos o primeiro vinho na garagem da casa da família Ambrosi com a ajuda da colega de formação Pietra Possamai.

2017

Napa Valley

Após a primeira safra do projeto, os amigos decidem ir, na metade do ano, para os Estados Unidos da América para trabalharem em uma vinícola do Napa Valley - Rombauer Vineyards.

2017

Nasce a Tenuta

Ao voltarem dos Estados Unidos, no início de 2018, começam a vinificar volumes comerciais. As safras de 2018, safra histórica, e 2019, juntas, totalizaram aproximadamente 20 mil litros. O sonho começa a tomar corpo. Assim, em 2019, a empresa é registrada oficialmente.

2019

Do Porão para Garibaldi

Alugaram uma sala no centro de Garibaldi para estocagem e rotulagem, marcando o início da expansão da Tenuta Foppa & Ambrosi.

2020

A segunda mudança do ano - Casa de 120 anos

A Tenuta Foppa & Ambrosi cresceu além do melhor sonho de Foppa & Ambrosi - mudou-se, no mesmo ano, para uma casa histórica de 120 anos no Vale dos Vinhedos - Borghetto, Garibaldi, expandindo suas instalações para uma área de 1400 m² onde conduz maturação, engarrafamento e atividades de enoturismo e enogastronomia.

2020

Do porão para o mundo - Tenuta nos Estados Unidos

A vinícola abre uma operação de vinificação no Napa Valley - Califórnia/EUA, em sociedade com Alberto Mendoza e Miguel Cará, e entra para a história como a primeira vinícola originalmente brasileira a fazer vinhos nos Estados Unidos da América.

2021

Nasce o G.O.A.T.

O ano marcou época por conta de um projeto ambicioso que leva o nome da vinícola e do Brasil para o mundo. Lançou-se o Maior Vinho de Todos os Tempos: G.O.A.T. - Greatest of all Time.

2022

Europa, Filial São Paulo e James Suckling - Rompendo Fronteiras

Um ano de romper fronteiras. Neste ano, a vinícola abriu uma filial no estado de São Paulo, para melhor atender a principal praça de operação e restaurantes renomados. Também marcou a história da vinícola pela exportação de vinhos para a Europa, berço do vinho. A vinícola, neste ano, tornou-se a vinícola brasileira mais pontuada James Suckling da história.

2023

Napa em Garibaldi

Chegam no Brasil 900 garrafas do primeiro vinho americano a ser produzido por uma vinícola brasileira da história, o Foppa & Ambrosi American Collection Syrah 2021.

2024

Operação no Uruguai

Mais uma vez a Foppa & Ambrosi movimenta-se no mundo. Firma parceria com a vinícola Braccobosca para a produção de um vinho binacional.

2024

Descorchados

Na primeira participação no principal guia sul-americano de vinhos, Descorchados, a vinícola emplaca 5 vinhos tintos brasileiros com 91 pontos, 1 tinto brasileiro 90 pontos e uma seleção de brancos, tintos e espumantes entre 89 e 86 pontos. Uma estréia de gala, coroada com Taglio Rosso como vinho Revelação 2024.

2024

Quer conhecer nossa vinícola?

Permaneça Conectado